PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E MINERAIS NO ESPORTE.


Importância das vitaminas

Embora não sejam nutrientes energéticos, as vitaminas(são compostos orgânicos, presentes nos alimentos, essenciais para o funcionamento normal do metabolismo, e em caso de falta pode levar a doenças.)    são extremamente importantes na capacidade funcional do corpo humano, intervindo em diversas reacções metabólicas que ajudam na defesa e protecção do organismo contra o stress causado pelo exercício.


 
Uma alimentação variada e rica em fruta, legumes e hortaliças fornece boas quantidades de vitaminas. A suplementação são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa).Pode ser um importante suporte e apoio para os atletas expostos a um mau padrão alimentar.
Os multivitamínicos são complexos que reúnem vitaminas e minerais essenciais numa única cápsula. Foram concebidos para suprir as necessidades nutricionais que a maioria das pessoas apresenta, devido ao seu atarefado estilo de vida onde muitas vezes não há tempo para consumir uma refeição saudável.

Importância dos minerais

Os minerais são necessários para a regulação da hidratação do corpo e do pH do sangue, e para o funcionamento dos neurónios e dos músculos.
O potássio tem um papel fundamental na contracção muscular, impedindo as cãibras. O magnésio, para além de actuar no relaxamento dos músculos, ajuda à produção de energia. O sódio serve ao transporte de oxigénio.
 
Os atletas, em especial aqueles fazem restrição alimentar, podem não ingerir suficientes quantidades de cálcio e ferro. Juntamente com o stress fisiológico a que estão submetidas devido à intensidade dos treinos, estes atletas expõe-se a elevados riscos de osteoporose, anemia e distúrbios hormonais. Assim, devem procurar ter especial cuidado com a sua alimentação, procurando os alimentos que forneçam estes minerais. O ferro encontra-se essencialmente na carne, peixe e cereais fortificados. A principal fonte de cálcio é o leite e seus equivalentes.
Uma alimentação saudável e equilibrada pode fornecer as doses recomendadas de minerais para os atletas. Se necessário, as atletas devem recorrer à suplementação destes minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário