PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Hidratos de carbono

O que são hidratos de carbono?
São moléculas simples que, por sua vez, formam grandes ou pequenas moléculas. Durante a sua digestão, são decompostos nos seus constituintes mais simples para serem absorvidos no intestino e passarem para corrente sanguínea.


















Que alimentos são ricos em hidratos de carbono?
Os hidratos de carbono encontram-se principalmente no pão, batata, massa, arroz e outros cereais. Outros alimentos confeccionados a partir dos cereais também são ricos em hidratos de carbono: cereais de pequeno-almoço, bolachas e diversos produtos de confeitaria. A fruta e as leguminosas secas, como o feijão, também fornecem quantidades razoáveis de hidratos de carbono.
Qual a importância dos hidratos de carbono?
Eles são a principal fonte energética do organismo quando a prática de exercício físico. Quanto mais intenso este for, maior será a contribuição dos hidratos de carbono. Assim, os hidratos de carbono têm um papel central no metabolismo energético. Como seu principal combustível, os atletas devem ter particular atenção com a quantidade e tipo de hidratos de carbono que ingerem.
As reservas de glicogênio muscular no fígado estão limitadas a cerca de 500g. Por isso, é importante que o atleta tenha cuidados especiais com a ingestão antes, durante e após o exercício, especialmente se o mesmo tiver uma duração superior a 1 hora e for de intensidade médio-elevada. A quantidade, qualidade e o momento em que são ingeridos podem determinar uma boa ou má reposição de glicogênio muscular, sendo estes fatores ainda mais preponderantes quando os intervalos entre os treinos e competições são curtos.

A deficiente ingestão de hidratos de carbono antes e durante o treino/competição contribui para que as reservas de energia se esgotem mais rapidamente, contribuindo para a instalação precoce de estados de fadiga. Uma boa reposição de hidratos de carbono na hora seguinte após o treino é fundamental. Permite uma recuperação mais rápida e em maior quantidade do glicogênio muscular e hepático, o que significa uma melhor preparação para o treino seguinte. Desta forma, o desempenho do atleta sairá beneficiado.
Os atletas devem consumir habitualmente alimentos ricos em hidratos de carbono (5-10g/kg/dia), sendo que estes deverão constituir cerca de 60% do valor calórico total diário da alimentação. Estas recomendações não são geralmente conseguidas, mas são necessárias para que aconteça a maximização das reservas de glicogênio e energia. A quantidade específica de hidratos de carbono a ingerir depende do tempo e da intensidade dos treinos.
Nas suas escolhas alimentares, o atleta deve atentar para os alimentos que fornecem este nutriente não como um acompanhamento, mas como o centro das refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário