Qual o meu tipo de corpo: ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo?
Para além da dieta e do treino, há outro fator que entra na equação do bodybuilding: a genética. Existem três tipos de corpo e todos nós caímos num deles, se bem que muitos apresentam uma mistura de dois tipos. São eles: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.
Como seria de esperar, tipos de corpo diferentes reagem de forma diferente ao mesmo plano de treino e de nutrição. É por essa razão que determinado treino e dieta na pessoa X pode não surtir os mesmos efeitos na pessoa Y. Depois de conhecer o seu tipo de físico, as suas vantagens e desvantagens, poderá elaborar um plano adequado ao seu desenvolvimento muscular.
Apresentamos-lhe as 3 classificações diferentes:
Ectomorfo – Os indivíduos ectomorfos caracterizam-se pela sua estrutura magra. São conhecidos por terem dificuldade em ganharem grandes quantidades de massa muscular magra. Por outro lado, uma vez que possuem um metabolismo muito acelerado, não são propensos a ganhar massa gorda. Conseguem queimar gordura com bastante facilidade e costumam dar-se melhor com atividades aeróbicas.
A nível de suplementos, os termogénicos são desnecessários, salvo raras exceções. Por sua vez, os gainers são sempre bem vindos. O consumo de multivitamínicos também é aconselhado.
Um bom exemplo de um bodybuilder ectomorfo é o lendário Frank Zane (à esquerda).
Mesomorfo – Estes indivíduos foram abençoados com ombros largos e cintura estreita. Conseguem ganhar massa magra com alguma facilidade e os seus corpos apresentam a típica forma em V. Apresentam metabolismos mais lentos do que os ectomorfos, pelo que podem precisar de mais trabalho de cardio e uma boa dieta para eliminarem os quilos a mais.
A maioria dos bodybuilders profissionais, como Nasser El Sonbaty e Gunter Schlierkamp, caem nesta categoria. Se fores um indivíduo mesomorfo, os termogénicos podem tornar o processo de queima de gordura muito mais simples.
Endomorfo – Caracterizam-se por terem maior densidade óssea, cintura e quadril largos. Caracterizam-se, também, por terem braços e pernas relativamente curtas. Geralmente, conseguem ganhar massa muscular com facilidade. No entanto, uma vez que possuem um metabolismo muito lento, ganham massa gorda juntamente com a magra.
No que toca a eliminar gordura, os endomorfos necessitam de toda a ajuda que consigam recrutar. Ou seja, para além do cardio, é aconselhado recorrer a termogénicos ou suplementos que auxiliem na queima de gordura, como L-carnitina ou CLA.
This entry was posted on Quinta-feira, Setembro 16th, 2010 at 10:07 am and is filed under Desporto, Musculação, Notícias e Novidades, Resposta a dúvidas. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário