PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Como tratar dores nas articulações?

Archive for the ‘Articulações’ Category

Como tratar dores nas articulações?

A função das articulações

As articulações ligam dois ou mais ossos. Elas dão estabilidade às zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto, permitindo mobilidade entre eles. Todas as articulações têm cartilagem, um tecido elástico e flexível responsável por impedir que os ossos contactem uns com os outros, evitando assim o desgaste.

O problema

Imagina o que será dos teus ossos se tiveres a cartilagem desgastada? A verdade é que o desgaste da cartilagem é um facto inevitável. A constante tensão colocada sobre as articulações ao longo da vida leva ao aparecimento de dores momentâneas que, por sua vez, poderão ser o início de uma lesão.
Os atletas estão mais propensos ao desgaste da cartilagem. É a cartilagem que aguenta com a violência do treino, impedindo a fricção entre os ossos. Na prática, isto é o que o exercício físico faz às tuas articulações:


Agora tens duas opções: ou não treinas tanto ou cuidas das tuas articulações.

A solução

Somos adeptos da 2ª opção: cuidar das articulações. Uma vez que a saúde das articulações depende de um bom tecido cartilaginoso, deve fortalecer este tecido. Isso é facilmente conseguido através de um suplemento que reúna nutrientes benéficos para o fortalecimento da cartilagem.

O suplemento ideal para as articulações

Quando estiveres a escolher um suplemento para as articulações, certifica-te que ele possui algum(ns) destes nutrientes:

- Glucosamina. A glucosamina é produzida naturalmente pelo organismo e desempenha um papel fundamental na regeneração da cartilagem. Já foi demonstrado que ela reconstrói a cartilagem danificada e diminui a dor nas articulações.
Estudos mostram que a glucosamina pode ser eficiente no tratamento da osteoartrite, um tipo de artrite que ocorre quando a cartilagem degenera, quer devido a uma lesão quer devido ao normal desgaste ao longo dos anos [*1].

- Condroitina. A condroitina é uma molécula também produzida naturalmente pelo corpo e é a maior componente da cartilagem. Ajuda-a a manter-se saudável através da absorção dos fluidos (especialmente água) presentes no tecido cartilaginoso. Também pode bloquear as enzimas que fazem degenerar a cartilagem.

Vários estudos já comprovaram a sua eficácia na prevenção da perda de cartilagem, em especial quando tomada juntamente com glucosamina [*2], [*3], [*4], [*5]. Um destes estudos consistiu na administração de doses diárias distintas a 5 grupos de doentes com osteartrite do joelho. Os grupos foram suplementados com 1) 1500 mg de glucosamina; 2) 1200 mg de sulfato de condroitina; 3) uma combinação de ambas as substâncias; 4) 200 mg de anti-inflamatório (celecoxib) e 5) ou placebo. No final das 24 semanas do estudo, o grupo que experimentou a combinação condroitina e glucosamina revelou maior alívio de dor do que os restantes participantes [*6].

Estas são as quantidades a tomar consoante o seu peso:

- Pessoas com menos de 54,5kg devem tomar 1000mg de glucosamina e 800mg de condroitina;
- Pessoas com peso entre 54,5kg e 91kg devem tomar 1500mg de glucosamina e 1200mg de condroitina;
- Pessoas com mais de 91kg devem tomar 2000mg de glucosamina e 1600mg de condroitina.
- Dimetil sulfona. Também conhecido por metilsulfonilmetano (MSM), é uma forma de enxofre orgânico encontrada na maioria dos organismos vivos. É anti-inflamatório e desempenha importantes papéis na flexibilidade e elasticidade da cartilagem. Também contribui para o processo da produção de colágeno, a proteína que mantém a pele e a cartilagem saudável e flexível.
Um estudo mostrou que o consumo de 1500mg de dimetil sulfona (sozinho ou em conjunto com glucosamina) foi eficaz em aliviar os sintomas da osteoartrite do joelho [*7].

- Quercetina. A quercetina é um flavonóide natural com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que ajudam no alívio de problemas relacionados com a perda de cartilagem [*8], [*9].

- Colágeno marinho. O colágeno pode estimular a produção das células responsáveis por manter a cartilagem elástica e flexível [*10].

- Boswellia. Proveniente do extracto da Boswellia serrata, os ácidos desta planta ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo das articulações e reduzem a inflamação.

- Bromelaína. É o nome dado a um extracto das plantas da família Bromeliaceae. É conhecida pelas suas propriedades anti-inflamatórias.

Suplementos para as articulações:

______________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Reginster, J. et. al., Long-term effects of glucosamine sulphate on osteoarthritis progression: a randomised, placebo-controlled clinical trial, The Lancet, Vol. 357, Issue 9252, págs. 251-256, Janeiro 2001
[*2] – Müller-Fassbender. H, Glucosamine sulfate compared to ibuprofen in osteoarthritis of the knee., Osteoarthritis Cartilage 2(1):61-9, Março 2004
[*3] – Leeb, B. et. al., A metaanalysis of chondroitin sulfate in the treatment of osteoarthritis,The Journal of Rheumatology 27(1):205-11, Janeiro 2000
[*4] – McAlindon, T. et. al., Glucosamine and Chondroitin for Treatment of Osteoarthritis, JAMA 283(11):1469-1475, 2000
[*5] – Hungerford, D. & Jones, L., Glucosamine and chondroitin sulfate are effective in the management of osteoarthritis, The Journal of Arthroplasty 18(3 Suppl 1):5-9, Abril 2003
[*6]Efficacy and Safety of Glucosamine Sulfate Versus a Pure Analgesic (Acetaminophen/Paracetamol) and Placebo in Patients Suffering From Osteoarthritis of the Knee, ClinicalTrials, Maio 2005
[*7] – Usha, P. & Naidu, M., Randomised, Double-Blind, Parallel, Placebo-Controlled Study of Oral Glucosamine, Methylsulfonylmethane and their Combination in Osteoarthritis, Clinical Drug Investigation 24(6):353-63, 2004
[*8] – Stewart, L. et. al., Quercetin transiently increases energy expenditure but persistently decreases circulating markers of inflammation in C57BL/6J mice fed a high-fat diet, Metabolism 57(7 Suppl 1):S39-46, Julho 2008
[*9] – Davis, J. et. al., Quercetin increases brain and muscle mitochondrial biogenesis and exercise tolerance, AJP – Regu Physiol Vol. 296 Nº 4 R1071-R1077, Abril 2009
[*10] – Nutra Ingredients, Collagen supplements may help slow osteoarthritis epidemic, Julho 2003

Um comentário:

  1. Olá! Muito obrigado pela matéria, fui diagnosticado com artrose no joelho direito, tenho 45 anos e pratico jiu-jitsu a um bom tempo sempre parando e retornando, agora vou pela segunda opção (tratamento), mais uma vez obrigado pela matéria.

    ResponderExcluir