PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

quarta-feira, 23 de março de 2011

Proteína de soro de leite - O que é?

Das muitas fontes de proteína existentes, a proteína de soro de leite é a melhor conseguida. É proveniente do leite. Durante o processo de formação do queijo a partir do leite, o a proteína de soro de leite é separada.

A proteína pode ser encontrada numa grande variedade de alimentos - principalmente na carne e no peixe. Produtos lácteos, assim como ovos, queijo fresco, soja e proteínas vegetais também contêm boas quantidades de proteína.

No entanto, nenhuma destas fontes se compara em qualidade ou facilidade de utilização à proteína de soro de leite. O soro de leite tem o valor mais elevado no fornecimento de aminoácidos de cadeia ramificada, o que resulta na construção e conservação de tecido muscular.

Quais os benefícios e que estudos científicos comprovam e sustentam estas afirmações?
A proteína de soro de leite (a melhor qualidade e melhor forma de proteína) é um produto incrível. Fornece ao organismo todas as fontes necessárias para produzir aminoácidos que são utilizados para a formação do tecido muscular. Fantástico! Quase todos os culturistas conhecem a importância dos suplementos de proteína. Foram efectuados estudos de comparação da proteína de soro de leite com outras fontes. Estes revelaram que a proteína de soro de leite contém a combinação perfeita para a produção generalizada de aminoácidos... e também a concentração certa para uma actuação excepcional no físico. Também os resultados quer a nível hormonal quer celular, parecem sair bastante melhorados com o suplemento de proteína de soro de leite! Já para não mencionar, os benefícios do soro de leite ao nível do sistema imunitário, de acordo com pesquisas científicas documentadas. A proteína de soro de leite também tem um papel importante enquanto anti-oxidante e ajuda a manter um sistema imunitário saudável. O mais importante é que a tomada consistente de proteínas de soro de leite em conjunto com o exercício resulta na formação consistente do músculo.

Quem precisa e quais são os sintomas de deficiência?
A proteína do soro de leite é muito, muito importante para culturistas e para praticamente toda a gente! Uma vez que os atletas e culturistas fazem exercício frequentemente, esgotam os níveis de proteínas.

Por ser um percursor directo para a formação de músculo e aminoácidos essenciais, tais como a glutamina (um potenciador muscular, de resistência e redutor da deterioração muscular), o conteúdo de proteína de soro de leite de alta qualidade não só pode, mas vai ajudar a uma recuperação e crescimento mais rápidos da musculatura ao aumentar os níveis de proteína. Nas dietas e para aqueles que pretendem perder alguma gordura a mais, a proteína de soro de leite pode ser muito útil, pois uma boa ingestão de proteínas equilibra os níveis de açúcar no sangue, enquanto os hidratos de carbono provocam a flutuação dos mesmos.
Com os níveis do açúcar no organismo equilibrados a necessidade compulsiva de comer não acontece tão facilmente, há uma maior energia e maior perda de gordura. A proteína de soro de leite permite um controlo eficaz da dieta. A maioria das pessoas que pretende melhorar a nível físico poderia beneficiar da ingestão de suplementos proteicos; no entanto e como a proteína é naturalmente retirada da maioria dos alimentos, a deficiência nos seus níveis raramente é um problema.

Que quantidades devem ser tomadas? Existem efeitos secundários?
Atletas em treino consomem habitualmente 25 gramas de proteína de soro de leite por dia. Culturistas que desejem ganhos mais apurados (e que queimam grandes quantidades de calorias), consomem geralmente 150 gramas por dia. Não são recomendadas doses muito elevadas de proteína de soro de leite, uma vez que pode originar uma sobrecarga no fígado e não obterá os mesmos benefícios como numa ingestão moderada e consequente de três a cinco vezes por dia.

A proteína de soro de leite é considerada há muito tempo como "Gold Standard" (o padrão de ouro) das proteínas para atletas a sério que trabalham duro para manter um físico magro, forte e bem definido. Pesquisas e estudos sustentam esta crença. Os atletas necessitam de mais proteínas nas suas dietas do que o normalmente recomendado, muitas vezes até duas vezes mais do que a dose diária recomendada. A proteína que escolhem faz a diferença e há várias razões para a proteína de soro de leite ser a preferida por atletas de todas as áreas.

- A proteína de soro de leite é uma proteína natural completa, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais necessários na dieta diária. Contém a combinação ideal de aminoácidos que contribuem para a melhoria do físico e o desempenho atlético.

- A proteína de soro de leite é uma fonte rica em aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), e que contém níveis mais elevados de que qualquer outra fonte alimentar natural conhecida. BCAAs são importantes para os atletas, uma vez que ao contrário de outros aminoácidos essenciais, estes são metabolizados directamente no tecido muscular e são os primeiros a ser utilizados pelo organismo durante o período de exercício e treino de resistência. A proteína de soro de leite fornece ao organismo os BCAA's necessários para reconstituir os níveis empobrecidos e começar assim a reconstrução do tecido muscular magro.

- A proteína de soro de leite é uma excelente fonte de aminoácido essencial, a leucina. A Leucina é importante para os atletas, uma vez que desempenha um papel determinante na promoção da síntese proteica do músculo e crescimento muscular. As pesquisas mostraram que indivíduos que praticam exercício e incluem mais leucina nas suas dietas apresentam mais massa muscular magra e menos gordura corporal do que os indivíduos cujas dietas tem um teor mais baixo de leucina. A proteína de soro de leite isolada contém cerca de mais 50% de leucina do que a proteína de soja isolada.

- A proteína de soro de leite é uma proteína solúvel, fácil de digerir e é absorvida pelo organismo de forma eficiente. É frequentemente apelidada de proteína "rápida" pela capacidade que tem de rapidamente alimentar os músculos.

- A proteína de soro de leite ajuda os atletas a manterem um sistema imunitário saudável ao aumentar os níveis de glutationa no organismo. A glutationa é um anti-oxidante necessário para um sistema imunitário saudável e o exercício físico e treino de resistência podem reduzir os valores da mesma. A proteína de soro de leite ajuda os atletas a manterem-se saudáveis e fortes para conseguirem o seu melhor.
100-whey-sci-mx
100% Whey Protein da Sci MX, considerada a melhor
proteína na Inglaterra



nitrogain-prox
Nitrogain Prox da Nutrytec
para aumento de peso




isoprox-nutrytec
Isoprox da Nutrytec é um
isolado de proteína de
soro de leite




recovermax-maximuscle
Recovermax da Maximuscle, a bebida ideal para a recuperação pós-treino.


100-classic-on
100% Classic Whey da Optimum Nutrition - 100% de proteína



ultra-whey-pro-universal
Ultra Whey Pro, a proteína de alta pureza da Universal



cyclone-maximuscle
Cyclone da Maximuscle, fórmula completa no top de vendas britânico



elite-protein-dymatize-2270g
Elite Whey Protein, excelente proteína da Dymatize



complete-whey-cytosport
Complete Whey da Cytosport, uma das melhores proteínas
no mercado.

Preparação Física Luta-Olímpica

As melhores marcas e suplementos do ano 2010



Supplement Awards 2010 – As melhores marcas e suplementos do ano 2010

Terça-feira, Janeiro 18, 2011
O Supplement Awards é uma competição anual que distingue as melhores marcas e os melhores produtos da indústria do fitness e dos suplementos. Os resultados não são apenas ditados pelo volume de vendas das marcas e seus respectivos produtos mas os próprios consumidores também têm a oportunidade de votar.
Os vencedores do ano de 2010 foram anunciados na Olympia Weekend, que teve lugar em Las Vegas.
O Logon dá-lhe a conhecer os suplementos e as marcas premiadas:
 Melhores anúncios: Universal
 Melhor Creatina: Size On Maximum Performance
 Melhor bebida energética:
Redline Extreme RTD
 Melhor Queimador de gordura: OxyElite Pro
 Melhor glutamina: Glutamine 1000
 Melhor suplemento para as articulações: Animal Flex
 Melhor multivitamínico: Animal Pak
 Melhor suplemento para construir músculo: SuperPump 250
 Melhor Óxido Nítrico: NO Xplode
 Melhores embalagens: BSN
 Melhor barra de proteína: Supreme Protein
 Melhor proteína em pó: 100% Whey Gold Standard
 Melhor RTD (pronto a beber): Syntha-6 RTD
 Melhor suplemento para bronzear: Dream Tan
 Melhor Gainer: True Mass
 Melhor Pre-Workout: Jack3d
 Melhor Intra-Treino: Size On Maximum Performance
 Melhor recuperador: Xtend
 Melhor novo suplemento do ano: Platinum Hydro Whey
 Melhor nova marca: Cellucor
 Marca revelação: UPS Labs
 Melhor suplemento do ano: 100% Whey Gold Standard
 Melhor marca: Optimum Nutrition

Mitos e verdades sobre a creatina

Mitos e verdades sobre a creatina



O uso da creatina como um suplemento desportivo sempre esteve rodeado de controvérsias e falácias desde que ganhou popularidade no início dos anos 90. Embora haja consenso científico de que a creatina é um suplemento seguro e que aumenta o desempenho dos atletas, muitos mitos continuam espalhados por várias páginas na internet.
Estes são os principais mitos veiculados nessas páginas:
1) Todo o peso que se ganhou a tomar creatina é devido ao seu efeito de retenção de líquidos;
2) A suplementação com creatina causa insuficiência renal, cólicas e desidratação;
3) Os efeitos da suplementação com creatina a longo-prazo são completamente desconhecidos;
4) As fórmulas mais recentes de creatina são mais benéficas do que a creatina monohidrato e causam menos efeitos colaterais;
5) É antiético e ilegal consumir suplementos de creatina.
Em 2007, a Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva publicou um comunicado apresentado a sua posição oficial sobre a creatina [*1]. Este comunicado tem como intuito acabar com os mitos sobre a creatina e fazer um apanhado daquilo que realmente se sabe a respeito deste suplemento. Entre os pontos do comunicado, destacam-se os seguintes:
1) A creatina monohidrato (CM) é o suplemento nutricional mais eficaz a aumentar o desempenho físico e a massa magra durante os treinos, actualmente disponível no mercado.
2) Para além de segura, a suplementação com CM pode ser benéfica na prevenção de lesões e/ou no tratamento de determinadas condições médicas, quando realizada dentro das linhas de recomendação.
3) Não existem evidências científicas que indiquem que o uso de CM pode ser prejudicial para a saúde de indivíduos saudáveis, tanto a curto como a longo prazo.
4) A suplementação com creatina em atletas jovens pode ser uma alternativa viável aos potencialmente perigosos esteróides anabólicos, se realizada com precaução e debaixo de adequada supervisão.
5) Até ao momento, a CM é a forma de creatina mais estudada e o suplemento nutricional mais eficaz no que diz respeito ao crescimento muscular e à capacidade para aumentar o desempenho em exercícios de alta intensidade.
6) A adição de hidratos de carbono ou hidratos de carbono e proteína a um suplemento de creatina parece aumentar a capacidade do músculo em reter a creatina, embora os efeitos na performance possam não ser maiores do que se se consumir apenas CM.
7) O método mais rápido de aumentar as reservas de creatina no músculo parece ser consumir 0,3g/kg durante, pelo menos, os primeiros três dias, seguido de um consumo diário de 3-5g, de forma a manter as reservas de creatina elevadas. Ingerir pequenas quantidades de CM (ex: 2-3g/dia) aumentará as reservas de creatina no músculo durante um período de 3-4 semanas. No entanto, os efeitos na performance deste método de suplementação possuem menos suporte científico.

CONCLUSÃO

A posição da Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva é a de que o uso de creatina como um suplemento nutricional, dentro das linhas de recomendação, é segura, eficaz e ético. Apesar dos vários mitos existentes a respeito da suplementação com CM, este suplemento é um dos mais extensivamente estudados. Centenas de estudos mostraram a eficácia da CM em melhorar a capacidade anaeróbica, a força e a massa magra, em conjunto com o treino. Além do mais, diversos estudos demonstraram que a CM é segura e possivelmente benéfica na prevenção de lesões.

Creatinas Prozis:

___________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Buford, T. et. al., International Society of Sports Nutrition position stand: creatine supplementation and exercise, Journal of the International Society of Sports Nutrition 4: 6, Agosto 2007

Creatina Étil Ester vs. Creatina Monohidrato. Qual a melhor?

Creatina Étil Ester vs. Creatina Monohidrato. Qual a melhor?



A creatina é um dos suplementos mais estudados no mundo da nutrição desportiva. A suplementação com creatina promove um aumento da capacidade de raciocínio e concentração, capacidade aeróbica, capacidade anaeróbica, retarda a fadiga muscular e acelera a recuperação.
Nos últimos anos, foram desenvolvidas novas fórmulas de creatina com o intuito de aumentar a sua absorção. Uma destas formas, actualmente bastante popular, é a creatina étil ester (CEE). O processo da esterificação é usado pela indústrias farmacêuticas para aumentar a biodisponibilidade de determinada droga.
No que toca à creatina, é regularmente afirmado que esta forma de creatina é absorvida com mais eficiência pelos músculos do que a creatina monohidrato (CM). Esta afirmação tem base científica?
Um estudo publicado em 2009 no Journal of the International Society of Sports Nutrition avaliou os efeitos da suplementação com creatina monohidrato, creatina étil ester ou um placebo (dextrose) nas seguintes variáveis: índice de massa corporal, massa e força muscular, níveis de creatina intramuscular e níveis séricos de creatinina em 30 indivíduos do sexo masculino sem treino de resistência [*1].
No final dos 42 dias de estudo, não foram encontradas diferenças dignas de registo entre o os indivíduos que consumiram CM e os que consumiram CEE. Não houve superioridade da CEE em relação à CM no que toca aos níveis de creatinina intramuscular. Além disso, o grupo da CEE registou um aumento nos níveis de creatina sérica [*2].

CONCLUSÃO

Quando comparada com a CM, a CEE não foi mais eficiente em aumentar os níveis de creatina no músculo nem a massa e força muscular. Mediante estes resultados, os investigadores concluíram que a evolução nos treinos deve-se mais ao treino em si do que à suplementação adoptada.
Seguindo esta linha, não é possível para já afirmar que uma é melhor que a outra.

_____________________________________________________________________________________________
REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Spillane, M. et. al., The effects of creatine ethyl ester supplementation combined with heavy resistance training on body composition, muscle performance, and serum and muscle creatine levels, Journal of the International Society of Sports Nutrition 6:6, Fevereiro 2009
[*2] – A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina, molécula importante na produção de energia. A creatinina sérica é a quantidade deste produto presente no sangue.