PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Palpites para as lutas do UFC 130

Análises e palpites para as lutas do UFC 130

Em primeira impressão, a edição 130 do UFC pode estar um tanto distante de ser das melhores e mais emocionantes do ano, mas pode proporcionar boas surpresas. Analisamos brevemente fatores e detalhes que podem fazer a diferença nos principais compromissos. Você concorda? Os palpites estão abertos.

Rampage Jackson x Matt Hamill (meio-pesados) — A luta entrou por tabela como evento principal após o cancelamento da disputa de cinturão dos leves (até 70kg) entre Frank Edgar e Gray Maynard - por lesões de ambos os lutadores - e pode significar passo significativo para pretensões de título na categoria até 93kg. Cogita-se que o vencedor encara o brasileiro Lyoto Machida para estabelecer o próximo desafiante do campeão Jon Jones (afastado por lesão no polegar direito) ou mesmo pular a fila (que também tem o futuro desafio Rashad Evans x Phil Davis na concorrência) e garantir vaga automática pelo cinturão.

Na prática, Hammil basicamente precisará de esforço dobrado para aplicar quedas e evitar trocas pesadas de socos em pé na média distância, uma das especialidades do adversário. Rampage mostrou nova dinâmica na vitória controversa sobre Lyoto Machida (UFC 123, novembro de 2010), quando inusitadamente foi mais estratégico e paciente nos momentos de ataque/defesa. O equilíbrio deve ser predominante. Uma queda bem aplicada ou algum golpe limpo que acerte limpo isoladamente podem ser predominantes.

Palpite: Rampage vence por pontos.

Frank Mir x Roy Nelson (pesados) — O 'gordinho' Nelson vendeu caro a última derrota, para Júnior Cigano dos Santos (UFC 117, agosto de 2010), quando mostrou raça e queixo de aço, mas também diversas brechas na guarda que podem ser fatais. A carreira de Mir alterna altos e baixos, mas computa vitórias sonoras sobre astros como Brock Lesnar, Mirko Cro Cop e Minotauro Nogueira. O infight (curta distância), bastante comum da categoria, provavelmente será dominante.

Bom caminho para Nelson será se concentrar em detalhes no clinch, onde o adversário geralmente relaxa e se desprotege demais. Se conseguir espaço para golpes ou quedas, conquistará vantagens importantes. Mir depende muito de momento. Mas o poder de nocaute em dia e boas finalizações no solo sempre estão ao seu lado.

Palpite: Frank Mir vence por nocaute técnico.

Thiago Alves x Rick Story (meio-médios) — Versatilidade é marca do brasileiro, que usa e abusa de combinações mãos/pés, golpes ousados (como joelhadas voadoras) e lowkicks (chutes nas pernas) com timing perfeito da média para curta distância.

O canhoto Story é agressivo ao extremo e, mesmo com características principais calcadas no Wrestling, não teme as trocas mais francas. Mesmo assim, o norte-americano deve tentar a todo custo adotar tática de neutralizar o arsenal de Alves em pé, fato que pode amarrar o combate em demasia.

Palpite: Thiago Alves vence por pontos.

Stefan Struve x Travis Browne (pesados) — Tecnicamente, o holandês Struve é mais lapidado, mais preciso e conta com envergadura monstro proveniente dos 2.11m de altura. Após começo indigesto no Ultimate (quando perdeu por nocaute para Júnior Cigano na edição 95), encadeou boa sequência de apresentações.

A regularidade é ponto-chave para Browne, que está invicto há 11 lutas (duas pelo UFC). Ele tem 11 centímetros a menos que o oponente, seu estilo é mais truculento e previsível, onde costuma colocar para baixo e trabalhar o ground and pound (golpes com o adversário caído). Se conseguir a tarefa uma tanto ingrata de manter o gigante europeu com as costas no chão, pode se dar bem.

Palpite — Struve vence por nocaute.

Jorge Santiago x Brian Stann (médios) — Stann é militar condecorado e ídolo do Tio Sam. O brasileiro foi campeão no evento japonês Sengoku e já atuou anteriormente pelo Ultimate, em 2006. O norte-americano é pupilo do pragmático Greg Jackson (treinador de Jon Jones, Georges St. Pierre e outros) e deve explorar o padrão cerebral característico da equipe que representa como carro-chefe para o combate.

Em pé, Santiago leva vantagem e já demonstrou bom preparo para suportar castigos severos, principalmente no período em que atou no Japão. No geral, dá para apostar em luta mais extensa e calcada nos contragolpes.

Palpite: Stann vence por pontos.

Preliminares — Mais três brasileiros integram o card da edição 130. Renan Barão encara Cole Escovedo. Gleison Tibau e Rafaello Oliveira medem forças no desafio de compatriotas.

Quem ainda pode dar as caras no UFC Rio?

Quem ainda pode dar as caras no UFC Rio?

Com o intuito de definir o card do UFC Rio, agendado para 27 de agosto, na HSBC Arena, na Barra da Tijuca, a organização do evento lançou, em março deste ano, uma enquete através de seu site oficial, que listava 33 nomes de lutadores brasileiros vinculados ao Ultimate, para que os internautas escolhessem doze de sua preferência.

Passados dois meses do anúncio oficial, e a 20 dias da coletiva do presidente do UFC, Dana White, que desembarcará na Cidade Maravilhosa para anunciar a relação completa das lutas no dia 16 de junho, o card do UFC Rio vai se completando aos poucos.

Da lista de 33 atletas tupiniquins, 11 vão compor as 10 lutas já emparelhadas. São eles: Anderson Silva, Maurício Shogun, Rodrigo Minotauro, Edson Barboza Junior, Paulo Thiago, Thiago Tavares, Luiz Cane, Iuri Marajó, Rousimar Toquinho e Alexandre Cacareco. Os dois últimos lutam entre si.

Erick Silva é a exceção do card, já que na época do surgimento da enquete ele sequer fazia parte do cast do UFC, e vai estrear em seu país contra Mike Swick.

Dentre os 23 restantes, excluindo Mário Miranda e Maiquel Falcão, ambos demitidos; Thiago Silva, suspenso por doping; José Aldo, que anunciou que só volta a lutar em setembro ou outubro, há 19 relacionados. Destes, 15 estão com lutas marcadas em outras edições do Ultimate, e quatro estão à espera do convite para entrar no octógono.

Dos que tem luta marcada, seis ainda podem sonhar em fazer parte do UFC Rio. Escalados para o UFC 130, evento que acontece neste fim de semana, Thiago Pitbull, Jorge Santiago, Gleison Tibau, Rafaello Trator e Renan Barão podem cavar uma oportunidade na Cidade Maravilhosa, desde que vençam e deixem o octagon sem lesão alguma. Fábio Maldonado, que luta no fim de semana seguinte, tem chances remotas.

Lutadores sem previsão de luta:

- Lyoto Machida – após aposentar Randy Couture no UFC 129, com um nocaute à la Karate Kid, o atleta treina no Pará enquanto não é chamado para labutar novamente.

- Carlos Eduardo “Tá Danado” – não luta desde que perdeu para Jake Ellenberger, em fevereiro deste ano, na edição 126, e no momento não há rumores sobre seu retorno à jaula.

- Renzo Gracie – Estreou com derrota para Matt Hughes, no UFC 112, em abril do ano passado. Desde então, nunca mais entrou no octógono, e está escalado para fazer uma super luta do ADCC 2011, em setembro, contra Zé Mário Sperry.

- Raphael Assumpção – Seu último compromisso aconteceu na derrota para Erik Koch, no UFC 128, em março de 2011. Apesar das três derrotas nas últimas quatro lutas, tudo indica que ele terá mais uma chance no octagon.

- José Aldo – Defendeu o cinturão do UFC com sucesso contra Mark Hominick, mas deixou claro que só deve voltar ao octagon em setembro ou outubro. Chad Mendes, que seria seu adversário, enfrentará Rani Yahya no UFC 133.

Atletas com luta agendada:

- Charles “do Bronx’s” Oliveira – luta no UFC on Versus, dia 26 de junho, contra Nik Lentz.

- Demian Maia – encara Mark Muñoz no UFC 131, em 11 de junho.

- Diego Nunes – enfrenta Kenny Florian no UFC 131, em 11 de junho.

- Junior Cigano – luta contra Shane Carwin, no UFC 131, em 11 de junho.

- Rafael dos Anjos – encara George Sotiropoulos, no UFC 132, dia 2 de julho.

- Rafael “Sapo” Natal – luta contra Riki Fukuda, no UFC 133, dia 6 de agosto.

- Rani Yahya – enfrenta Chad Mendes no UFC 133, dia 6 de agosto.

- Rogério Minotouro – luta com Rich Franklin no UFC 133, dia 6 de agosto.

- Vitor Belfort – encara Yoshihiro Akiyama, no UFC 133, dia 6 de agosto.

- Wanderlei Silva – luta contra Chris Lebben, no UFC 132, dia 2 de julho.

Com chances remotas de lutar no UFC Rio:

- Gleison Tibau – duela contra Rafaello Trator, no UFC 130, dia 28 de maio.

- Renan Barão – encara Cole Escovedo no UFC 130, dia 28 de maio.

- Jorge Santiago – encara Brian Stann, no UFC 130, dia 28 de maio.

- Fabio Maldonado - mede forças com Kyle Kingsbury no TUF 13 Finale, dia 4 de junho.

- Thiago “Pitbull” Alves – duela com Ricky Story, no UFC 130, dia 28 de maio.

- Rafaello Trator – luta com Gleison Tibau no UFC 130, no dia 28 de maio.