PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Nutrição no Desporto – As gorduras

Nutrição no Desporto – As gorduras


Embora os hidratos de carbono sejam a principal fonte de energia em exercícios de intensidade elevada, a gordura é o mais importante combustível em actividades de intensidade ligeira a moderada. Os atletas devem consumir entre 20-30% de energia provenientes das gorduras. Uma alimentação pobre em gordura e alta em hidratos de carbono é também importante por razões de saúde, porque diminui o risco de doença cardiovascular, obesidade, diabetes e alguns tipos de cancro.
 
Estas doenças estão relacionadas com o consumo exagerado de gordura, principalmente saturada proveniente das carnes vermelhas, enchidos, fumados, fritos, produtos de pastelaria, confeitaria, e a um consumo deficiente de gordura insaturada proveniente do azeite, soja, frutos gordos (noz, amêndoa,…) e peixes como o salmão, sardinha e atum.
Função das gorduras
Para além de servirem como reserva e fonte de energia, as gorduras veiculam no intestino, facilitando a absorção das vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. Uma vez que o organismo tem a capacidade de produzir as suas próprias gorduras a partir de hidratos de carbono e proteínas, são nutrientes que, geralmente, não apresentam problemas em caso de carência através da alimentação.
Importante: O atleta deve ainda ter um cuidado especial com a ingestão excessiva de gorduras antes de um treino ou competição pois podem provocar problemas gastrointestinais e privar uma adequada ingestão de hidratos de carbono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário