PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

banana

Há frutas e frutas. Todas elas fazem bem à saúde, pois fornecem vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo. No entanto, há certas frutas que simplesmente não podem faltar na casa de qualquer desportista que leve a sua atividade minimamente a sério. Falamos da banana, a grande aliada dos desportistas.
Rica em potássio previne cãibras
O potássio atual na contração muscular. A sua falta provocará as contrações dolorosas a que chamamos cãibras. Em 5 ou 6 trincas estarão a fornecer ao seu organismo quantidades consideráveis de um nutriente essencial para a prevenção de cãibras.
Fornece hidratos de carbono instantaneamente
Além de ser rica em potássio, a banana também possui uma boa quantidade de hidratos de carbono, principal fonte de energia do organismo. Por ser um alimento de elevado índice glicêmico, os hidratos de carbono são absorvidos rapidamente, entrando na corrente sanguínea sob a forma de glicose. Consumir bananas é uma forma prática e rápida de obter reservas de energia, quer para desempenho durante o treino quer para recuperação após o mesmo.

Como se não chegasse…
A banana também possui elevadas quantidades de vitamina C, vitamina B6 e fibras alimentares. A vitamina B6 tem um papel importante no metabolismo das proteínas, dos hidratos de carbono e dos lípidos. Além disso, ajuda a manter a disponibilidade de energia e atual na formação de importantes neurotransmissores (como a serotonina), favorecendo o sistema imunológico.
Mil e uma vantagens para a saúde cardiovascular
Para além de todos os benefícios que a banana pode trazer ao atleta, os estudos científicos colocam-na também como uma grande protetora do coração. O potássio é um mineral essencial para manter os níveis de pressão arteriais controlados e para regular o batimento cardíaco [*1]. Uma banana por dia oferece proteção contra a arteriosclerose.
Desenvolvimento de ossos saudáveis
Incluir banana na sua dieta com alguma freqüência pode ajudar a melhorar a habilidade do organismo em absorver cálcio. Um estudo publicado no jornal científico Digestivo Diseases and Sciences sublinha o quanto a banana pode aumentar a absorção dos nutrientes [*2].
Proteção contra o cancro nos rins
Um estudo de 2005 sugeriu que o consumo regular de vegetais e frutas oferece proteção para os rins. Entre os frutos analisados no estudo, a banana destacou-se. As mulheres que consumiram banana 4 a 6 vezes por semana reduziram para metade a probabilidade de desenvolverem doenças cancerígenas nos rins em relação àquelas que não incluíram este fruto na sua dieta [*3].

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Bazzano, L. et. al., Dietary fiber intake and reduced risk of coronary heart disease in US men and women: the National Health and Nutrition Examination Survey I Epidemiologic Follow-up Study, Archives of Internal Medicine 8;163 (16): 1897-904, Setembro 2003 (LINK)
[*2] – Rabbani G. et. al., Green banana and pectin improve small intestinal permeability and reduce fluid loss in Bangladeshi children with persistent diarrhea Digestive Diseases and Sciences 49(3):475-84, Março 2004 (LINK)
[*3] – Rashidkhani, B. & Lindblad, P. & Wolk, A., Fruits, vegetables and risk of renal cell carcinoma: a prospective study of Swedish women, International Journal of Cancer 20;113 (3): 451-5, Janeiro 2005 (LINK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário