PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O papel do Fisioterapeuta no MMA

O papel do Fisioterapeuta no MMA

 O MMA (Mixed Martial Arts) é o esporte que mais cresce no mundo. O aumento do número de praticantes e a profissionalização de muitos lutadores geram também uma maior ocorrência de lesões.

As lesões em lutadores de MMA podem ocorrer nos treinos ou nas competições, podem ser agudas (traumas) ou crônicas (movimentos repetitivos).

O Fisioterapeuta pode atuar tanto nos treinos quanto nas competições, intervindo nas lesões agudas e crônicas.

Nos treinos, o lutador deve realizar programas de prevenção de lesões, compostos por medidas que visam corrigir o gesto esportivo (os golpes), desequilíbrios musculares (força e flexibilidade) e instabilidades articulares.

Nas competições, o Fisioterapeuta pode atuar antes, durante (de acordo com as regras de cada evento) e depois das lutas.  Bandagens funcionais, para prevenir ou aliviar lesões já existentes e crioterapia (gelo) para reduzir dor e edema são as principais intervenções.

A reabilitação dos lutadores é fundamental para que possam treinar e competir na melhor forma possível. O tratamento adequado das lesões é uma forma de reduzir as chances de recidiva.

Mas a prevenção deve ser sempre o objetivo principal.  E o trabalho do Fisioterapeuta não deve ser isolado, para um melhor resultado, toda comissão técnica do lutador deve estar em sincronia. Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Médicos e demais profissionais que trabalham para o desempenho e sucesso do lutador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário