PATROCINADORES

PATROCINADORES
PATROCINADORES

segunda-feira, 23 de maio de 2011

“Tomar suplementos faz mal à saúde?”


“Tomar suplementos faz mal à saúde?”



Questão colocada:
Hoje numa conversa com a monitora do ginásio surgiu o tema “suplementos” e ela disse que, no futuro, quem os toma ia ter vários problemas de saúde, nomeadamente a nível da tiróide, aumento de peso descontrolado em gordura, entre outros. Eu disse que se for tudo tomado seguindo as recomendações indicadas (ingerir bastante água, alimentação cuidada e se o treino compensar, ou seja, se houver desgaste) que nada faz mal. 

Resposta :

Pela experiência que temos, não é novidade ouvir pessoas a aliar os suplementos aos mais variados problemas de saúde. O que neste caso nos desaponta mais é ouvir isso de uma monitora de um ginásio, que devia melhor que ninguém saber separar os mitos das verdades sobre os suplementos.
Como bem disseste, os suplementos só farão mal se a pessoa exagerar nas doses, se não seguir as indicações que vêm no rótulo ou se desrespeitar a sua condição clínica (por exemplo, os termogénicos não são recomendados a pessoas que sofrem de hipertensão). Como tudo na vida, o excesso faz mal. Até água em excesso faz mal e pode inclusive matar. Mas poucas vezes o que se diz dos suplementos é verdade.

O consumo de proteína e função renal


Por exemplo, lê-se e diz-se muito que consumir quantidades altas de proteína causa problemas nos rins. No entanto, um estudo publicado em 2005 que analisou esta questão concluiu: “Apesar de a restrição de proteína poder ser uma forma de tratamento apropriada para doenças renais existentes, não descobrimos evidências significativas de um efeito prejudicial em dietas de elevado teor proteico na função renal de pessoas saudáveis, após séculos de uma dieta ocidental rica em proteína” [*1].
O que isto significa é que uma pessoa que já sofra de algum problema renal deve, de facto, reduzir o consumo proteico para acelerar o seu tratamento mas uma pessoa saudável não verá os seus rins afectados por consumir quantidades elevadas de proteína.
Outro estudo examinou o impacto da ingestão diária de 2,8 g de proteína por quilo na função renal de bodybuilders e não encontrou nenhum efeito prejudicial [*2].
A este respeito, devemos notar que “excesso de proteína” e “quantidades elevadas de proteína” são coisas completamente diferentes e têm de ser vistas dentro do contexto. O consumo proteico de um culturista profissional pode ser prejudicial para um atleta “normal”. Da mesma forma, o consumo proteico de um atleta “normal” é insuficiente para satisfazer as necessidades diárias de um culturista profissional. Aquilo que é “excesso” para um pode não o ser para outro.
Nunca é demais lembrar que, segundo o American College of Sport Medicine, a ingestão de proteína de atletas que praticam exercícios de resistência é de 1,2 a 1,4g de proteína por kg/dia e de 1,6 a 1,7g para atletas que se foquem em treinos de força [*3] (muito menos do que a dose avaliada no estudo com os bodybuilders).

CONCLUSÃO

É o próprio Comité Olímpico Internacional a reconhecer os benefícios dos suplementos e a afirmar: “Os suplementos devem ser utilizados de acordo com as recomendações actuais existentes e debaixo da supervisão de um profissional bem informado” [*4] (o sublinhado é nosso, uma vez que, infelizmente, existem profissionais mal informados, como é o caso da monitora do ginásio que frequentas)”.
É claro que se os suplementos forem tomados indiscriminadamente podem causar danos à saúde. Mas isso é aplicável a tudo e não apenas aos suplementos. Um suplemento, como o nome indica, é um complemento à alimentação e deve ser sempre visto dessa maneira. Se uma pessoa não precisar de vitamina A porque a consegue ir buscar à alimentação mas se tomar diariamente suplementos de vitamina A, pode vir a desenvolver as normais desordens associadas ao excesso deste nutriente, como dores de cabeça e sensação de irritabilidade.
Na nossa opinião, o que podes dizer à tua monitora é que a nutrição desportiva e os benefícios dos suplementos têm sustentação científica. A suplementação com proteína é inclusive recomendada a idosos. Segundo um estudo publicado em 2010, a suplementação com proteína pode reduzir o risco de fractura da anca em pessoas idosas [*5].
Aproveita para lhe indicares o endereço do nosso blog, onde ela poderá ler dezenas de artigos desenvolvidos com referência a estudos científicos. Podes também imprimir e dar-lhe este artigo.
_______________________________________________________________________________________

REFERÊNCIAS OU NOTAS:
[*1] – Martin, W. & Armstrong, L. & Rodriguez, N., Dietary protein intake and renal function, Nutrition & Metabolism 20;2:25, Setembro 2005 (LINK)
[*2] – Poortmans, J. & Dellalieux O., Do regular high protein diets have potential health risks on kidney function in athletes?, International Journal of Sports Nutrition & Exercise Metabolism 10(1):28-38, Março 2000 
[*3] – Americam College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance, Medicine & Science in Sports & Exercise Vol. 41 – Issue 3, págs. 709-731, Março 2009 
[*4] – NutraIngredients, Food supplements can enhance athletic performance, Janeiro 2011
[*5] – Hannan, M. et. al.Does dietary protein reduce hip fracture risk in elders? The Framingham osteoporosis study, Osteoporosis International 10.1007/s00198-010-1179-4, Maio 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário